novembro 22, 2009

Links, hipertextos e outras parafernálias

No princípio havia as paredes das cavernas onde o homem primitivo desenhava suas mensagens. Posteriormente a humanidade descobriu formas mais rápidas de registro de sua passagem pelo mundo, como as placas de barro dos Sumérios e Mesopotâmicos, o papiro dos Egípcios, o pergaminho de tantas culturas.

A cada estágio do desenvolvimento dos sistemas de comunicação uma revolução!

Já pensou o frenesi que tomou conta da comunidade intelectual da antiguidade quando um “nerd” Sumério apresentou a parede de caverna portátil – uma placa de argila!!!. Seria ele um antepassado de Bill Gates?

Coitados dos animais!! Serão massacrados só para satisfazer os devaneios de comunicação imediata dos sábios!! Diriam os grupos extremistas gregos, hebreus e romanos contra a utilização dos pergaminhos desenvolvidos a partir do couro dos pobres quadrúpedes.

Com a revolução tecnológica não foi diferente. Tão logo apareceu a www e os alarmistas de plantão já se moviam fazendo associações com o apocalípse. Hipertexto! Meu Deus, isso é coisa do demo! Para que servem os

se não para nos enredar por caminhos escusos, nos prender numa teia de informação da qual não conseguiremos sair e muito menos chegar a uma conclusão em nossa leitura, o que eles querem é nos fazer


nos transformar em zumbis da informação.



Mas o que isso tem a ver comigo e minha experiência na web?
Não! Eu não sou como o Raul Seixas que nasceu há dez mil anos atrás

Não vivenciei as evoluções... não vivi todas a revoluções.
Minha relação com o computador é relativamente nova.
Conhecia de ouvir falar.

 foi o ano do batismo, da iniciação.
A primeira vez que sentei à frente de um teclado e coloquei minha mão em um mouse...
Meu Deus! Eu sou canhota! Como é que vou mexer nesse troço... e ele vai me obedecer?
Que coisinha mais chata o tal de cursor... isso parece ter vida própria... e o que é pior...
o danado é desobediente!!

                                   
Graças a Deus o tempo passou!
Nada como o tempo para por as coisas no lugar!
Hoje, quem me vê... me compra como uma expert.
Ledo engano... sou apenas uma curiosa!
Não tenho medo de experimentar.
Caminho como uma bandeirante
desbravando links, explorando hipertextos
experimentando toda a parafernália
que faz parte deste admiravel mundo novo
que nos seduz, cativa, e por que não dizer...
nos torna (vez ou outra) zumbis da informação.


JUNTE-SE A NÓS...
SEJA UM INTERNAUTA...
ACESSE...
CLIQUE...
NAVEGUE...
SONHE...
SO...
S...
ZZZZZZ...

3 comentários:

  1. Amiga,
    isso pega? Quando crescer quero ser igual a vc! Como sempre seus textos são sempre revolucionários, e não me venha com essa falsa modéstia de que não é expert, viu?! Não seja humilde, seja realista, vc dá show nessa maquininha, não nasceu há 10 mil anos atrás, mas está a mil na frente... Parabéns pelo texto, poético ao mesmo tempo engraçado e informativo! Adorei os vídeos! Sou fã desse maluco beleza! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia!!!

    Cada vez mais nos empolgando e nos surpreendendo com sua sutileza e brilhantismo, né amiga!

    Parabéns pelo post!

    Simplesmente "HYPER" fantástico! rsrsrsrs

    Abração,

    Andréa Centeno

    ResponderExcluir
  3. fino seu texto. Poético e leve. Parace representar bem o que significou para a maioria de nós o primeiro contato com um maquina!

    ResponderExcluir